domingo, 20 de novembro de 2016

BLOG NA EDUCAÇÃO

● Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um diário online. Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico como ser de âmbito bastante geral. Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores. Blogueiro é o nome dado a quem publica num blog e blogosfera é o conjunto de blogs. Os blogs surgiram a partir da necessidade das pessoas em terem seu próprio espaço na internet. Os blogs na educação vem com o objetivo de propor que professores sejam co- autores de atividades e assuntos que serão abordados com alunos, enquanto eles aprendem a usar essa ferramenta, enquanto criam o abito de registro e divulgação de boas ideias, onde o estudante tem a palavra e desenvolve sua criatividade, destacam assuntos e detalham ações pedagógicas. Os blogs despertam interesse dos alunos, onde os temas abordados podem ser introduzidos ao contexto de cada aluno, onde o aluno compartilha conhecimento, reflete criticamente, transforma informações em conhecimento e etc, onde sempre o professor será o seu mediador. O blog pode exigir do seu criador bastante tempo e interesse, por isso não é uma tarefa fácil. Um blog educativo tem como facilidades: a simplicidade no manuseio da ferramenta, à experiência adquirida que tornava mais fácil preparar o material a cada aplicação, à simplicidade de templates, ao apontamento de que atua como uma memória mais perene em relação às informações disponibilizadas por outros meios, à receptividade dos alunos, à gratuidade da ferramenta e à aderência quando a proposta de atividade que determina a própria Internet como fonte de pesquisa. As dificuldades encontradas: relacionaram-se ao limite de caracteres para postagem dos comentários dos alunos; sobrecarga de acessos na data limite para postagem dos arquivos; tamanho da tela de comentários; volume de trabalhos produzidos em função da atividade proposta; impossibilidade de contabilizar os acessos (a ferramenta não possui originalmente este item); falta de suporte técnico; demora para a abertura do site; instabilidade do sistema, o que exigiu uma ação contingencial para realização da atividade; demora para edição do template para colocação de outros recursos que não são oferecidos originalmente.

REFERENCIAS: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf
                  http://resultadosdigitais.com.br/blog/a-importancia-do-blog-em-instituicoes-de-ensino/
                             http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/amp/


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