domingo, 20 de novembro de 2016

CONSTRUCIONISMO

● Seymour Papert denominou de construcionista a abordagem pelo qual o aprendiz constrói, or intermédio do computador, o seu próprio conhecimento, o computador passa a ser apenas um suporte em que o aluno ''ensina'' o computador por meio da exploração, interação, investigação e descoberta, e o professor é o mediador. No construcionismo o aluno constrói algo do seu interesse, tornando a aprendizagem mais significativa.

● O construcionismo inclui a necessidade de construção de um artefato externo.

Relações estabelecidas a partir das bases construcionistas:
● Conceito de aprender: construir relações
● Como se aprende: Levantando hipóteses, testes, re-laboração das hipóteses, novos testes, processo recussivo.
● Papel do aluno: agente, construtor, testa e cria.
● Papel do professor: provocar o aluno a pensar sobre o objeto de estudo, indagar o aluno sobre o que está ocorrendo e o que ele pensa que vai ocorrer; propor diante de situações novas comparações com situações conhecidas, estabelecer com o aluno uma relação de companheirismo.

REFERENCIAS: www.futura.com.br

                             www2.dc.ufscar.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário