domingo, 20 de novembro de 2016

O HISTORICO DA INFORMATICA EDUCATIVA NO BRASIL

● O Brasil buscava uma maneira de trazer a informatização para a sociedade por si só. O governo brasileiro passou a criar empresas digitais e orgãos responsáveis pela coordenação e politicas da informatica, com a SEI , que buscava a informatização da sociedade brasileira. A partir dai o ministro da educação aplica a informatização da educação primeiro, visando a sociedade como um todo. Há relatos do uso de computadores na educação desde os anos 60, na Universidade Federal do RJ, projetos foram criados dentro das faculdades, com pesquisas, seminários, para começar a informatização nas escolas (em 1977 os projetos começaram a envolver crianças)
A formação de professores especializados na área de educação das novas tecnologias nas escolas públicas, depende exclusivamente da estruturação de políticas governamentais. Formação do projeto EDUCOM, que é o primeiro projeto publico a tratar da informatica educacional, esse projeto forneceu base e estrutura para outros projetos como o proninfe que teve mais incentivo financeiro, esses projetos forneciam mais capacitação de professores de todas as escolas publicas e estaduais, promoviam o desenvolvimento da informatica na educação de primeiro, segundo e terceiro grau, e na educação especial. Esses projetos de informatica ampliam as funções dos professores com os alunos, es os computadores auxiliam no processo educacional, devendo se submeter aos fins da educação e não determina-lós.

REFERENCIAS: Maria Candida Moraes
                             Ibd.dcc.ufmg.br
         
                             Neide Rodrigues
                             laped.Fe.Usp.br

                             Blog: nellylinsufrr.blogspot.com


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