domingo, 20 de novembro de 2016

EDUCAÇÃO Á DISTANCIA

● Educação a distância é ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos fisicamente, mas podem interagir por meio de tecnologias. A educação a distância tem sido uma grande ferramenta na formação de professores. Muitos buscam as faculdades a distância mesmo a metodologia não sendo tão boa em alguns casos, muitos estão apenas atrás de um diploma, aos invés de buscar conhecimento, mas outros encontram comodidade e adequação para suas horas de estudos, mesmo sabendo que se requer uma disciplina maior do aluno, para os que trabalham e que não tem tempo para estudarem em um curso regular.
Para Otto Peters a EaD precisa estabelecer características para aproximar a educação ao modelo de divisão do trabalho, através do processo industrial, assim se possibilita progresso. Onde a ação pedagógica ocorre a partir da abordagem tecnicista gerando uma ação de adaptação ao mercado de trabalho por meio de atividades instrucionistas. Michael Moore responsável pra teoria da distância transcional e autonomia do aprendiz, tem a proposta cuja abordagem pedagógica acontece na perspectiva estruturalista, centrada no aluno. A teoria de Borje, a conversão didática guiada, incentiva a produção de matérias didáticos diversificado dos para um mesmo conteúdo a fim de atender cada aluno por igual. Teoria da reintegração dos atos de ensino e aprendizagem, tem o foco central o ensino, separando o ato de ensino do ato de aprendizagem. Teoria da comunicação e controle do aprendiz, onde estimula a comunicação bidirecional e interativa que proporciona diálogo e debate entre aluno e professor. Teoria da tridimensionalidade, se atribuiu a três fatores: suporte, estrutura e autonomia. As políticas públicas nessa modalidade educacional começou a se consolidar a partir de 1996 com a lei de diretrizes e bases da educação nacional, surgiu da necessidade de formação continuada de professores para a educação básica. Outra diretriz merengue é situada pela portaria 2253/2001 do ministério da educação, esse documento regulariza a oferta de até 20% de carga horária a distância nos cursos de graduação presenciais.
A valorização dos cursos a distância no mercado de trabalho tem tido grande valorização, pois empresas e o mercado de trabalho tem acreditado que o aluno que consegue se formar a distância tem muito mais compromisso, levando com mais seriedade seus estudos e o seu lado profissional. Então tanto as faculdades presenciais quanto às a distância são boas, mesmo com suas dificuldades.

REFERÊNCIAS: m.brasilescola.uol.br
                             educação.estatais.com


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